LINGUA PORTUGUESA
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
As crianças na faixa etária de 6 anos de idade com esta aula terão a possibilidade de:
- Desenvolver a linguagem escrita;
- Descobrir o que está escrito e onde;
- Refletir sobre as características do sistema alfabético;
- Valorizar o trabalho em parceria.
Duração das atividades
UMA AULA
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para vivenciar esta aula, os alunos precisam conhecer de memória a letra da música "O sono dos bichos" do grupo MPB 4, escolhida para a atividade de leitura.
Estratégias e recursos da aula
ATIVIDADE 1 – Iniciar aula apresentando para turma cada momento do trabalho com a música O sono dos bichos, de autoria de Renato Rocha e cantada pelo grupo MPB 4.
O Sono Dos Bichos
MPB4
Composição: Renato Rocha
Tem bicho que dorme em pé
Tem bicho que dorme deitado
Tem bicho que dorme até
Dorme até sentado
Cavalo dorme em pé
Leão dorme deitado
O galo é que é
Dorme empoleirado
Tem bicho que dorme em pé
Tem bicho que dorme deitado
Tem bicho que dorme até
Dorme até sentado Burro dorme em pé
Lobo dorme deitado
Morcego é que é
Dorme pendurado
Tem bicho que dorme em pé
Tem bicho que dorme deitado
Tem bicho que dorme até
Dorme até sentado
Zebra dorme em pé
Onça dorme deitada
A cobra é que é
Dorme toda enrolada
Tem bicho que dorme em pé
Tem bicho que dorme deitado
Homem é que é Dorme até sentado
Fonte: http://letras.terra.com.br
ATIVIDADE 2 - Distribua a cópia da letra da música e converse com a turma sobre as características deste portador de texto informando e ajudando as crianças localizarem o título da música, o intérprete e o compositor. Informe que a música está organizada em estrofes e ajude as crianças a localizarem e contar cada estrofe.
ATIVIDADE 3 - Com o auxílio de um aparelho de cd, proponha aos alunos que tentem cantar a música acompanhando a letra com o dedo, tendo cuidado para que o dedo acompanhe o que o olho vê e o que a boca fala.
Fonte: http://new.music.yahoo.com/
ATIVIDADE 4 -Em seguida desligue o aparelho de cd e proponha a turma uma leitura coletiva da letra da música. Oriente as crianças que utilizem o dedo para que a boca acompanhe o que está escrito.
ATIVIDADE 5 - Prossiga a aula solicitando as crianças que procurem e circulem na música somente o nome do bicho que você vai falar. Nesse momento vá dosando os desafios de forma a possibilitar que todos consigam encontrar a palavra indicada, como nos exemplos abaixo:
- Quero que vocês procurem o nome zebra.
- Quem já circulou ainda não pode mostrar pro colega. Quem já achou me responde em qual estrofe ela fica. Na primeira ou na penúltima?
- Tem alguém que ainda não achou? - Gente, com que letra começa zebra? - Ah, quer dizer que a palavra zebra começa com “Z” e está na penúltima estrofe?
[...]
- Falta alguém encontrar a zebra?
- Vamos ajudar o colega, gente? Então prestem atenção ao que eu vou perguntar agora. Em que linha da penúltima estrofe tá escrito zebra? - Todo mundo achou?
- Então prestem atenção! Eu quero que agora vocês me ajudem a escrever aqui no quadro a palavra zebra. - E agora, todo mundo encontrou?
Prosseguir dessa formar com todos os nomes de animais que você selecionou para as crianças procurarem na música. Ao concluir o momento de identificação das palavras, solicite as crianças que ilustrem a música.
Recursos Complementares
letra e música - O sono dos bichos: http://letras.terra.com.br/mpb4/945680/
http://new.music.yahoo.com/ (Ao entrar no site clicar digitar na caixa de pesquisano o título ou uma frase da música e, em seguida clicar no link web searche para ter acesso a letra da música
(Ao entrar no site escreva no link procurar/search "mpb 4 and adivinha o que é" e clique em pesquisar/web search)
http://revistaescola.abril.com.br/
(Ao entrar no site clique no link tudo sobre alfabetização e em seguida clique no link prática pedagógica. Nesse link você encontará reportagens, vídeos e sugestões de planos de aula sobre leitura)
Avaliação
Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:
- Desenvolveram a linguagem escrita;
- Descobriram o que está escrito e onde;
- Refletiram sobre as características do sistema alfabético.
- Valorizaram o trabalho em parceria;
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário