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terça-feira, 26 de outubro de 2010

Unid IV Ativ 2A Socializando uma experiência com projeto

A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRICULO

A integração entre currículo e tecnologias proporciona muitas mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão da sala de aula. Essas mudanças só se concretizam quando compreendemos a concepção de currículo que desejamos desenvolver.
Ao adaptar a tecnologia ao currículo escolar, pode-se utilizar o computador como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados, além da função de preparar os alunos para uma sociedade informatizada.
É importante que o professor possa refletir sobre essa nova realidade, repensar sua prática e construir novas formas de ação que permitam não só lidar, com essa nova realidade, com também construí-la.
O professor precisa se apoiar dessa tecnologia e introduzi-la na sala de aula, no dia-a-dia.
As Novas Tecnologias de Informação estão derrubando as paredes das salas de aula das nossas escolas, fazendo com que professores e alunos ingressem no espaço virtual. O aluno não procura mais conhecimento nos livros didáticos, mas no imenso universo do hipertexto. Diante dessa realidade, o aluno tem que reaprender a estudar e o professor a ensinar.
Vivemos num mundo no qual é preciso ter conhecimento, e para isso nosso papel como educador é fundamental: podemos mostrar a esses jovens que o conhecimento é importante, tanto na vida pessoal quanto na profissional. E para atingir esse objetivo, temos que saber fundamentar através de coisas que eles gostam. Por intermédio do computador, podemos propor atividades que valorizem o conhecimento, que aumentam a auto-estima e que façam com que eles se valorizem como cidadãos. Sabemos que as crianças, como adolescentes, ficam horas em frente a uma tela de computador, jogando, conversando em salas de bate-papo (chats) ou usando correios eletrônicos (e-mails). Por que, então, não aproveitar essa tecnologia em sala de aula? Neste caso, poderemos ganhar fortes subsídios para as atividades escritas. É nesse contexto que as novas tecnologias vêm dar um suporte ao educador. O computador pode tornar as nossas aulas mais interessantes e, de certa forma, mais interativas.
A Informática educacional como podemos notar, deve fazer parte do projeto político pedagógico da escola, projeto esse que define todas as pretensões da escola em sua proposta educacional.

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